domingo, 31 de agosto de 2014

AS FOTOS MAIS FAMOSAS DO MUNDO


            A fotografia tem sido o meio mais perfeito para registrar manifestações culturais e pessoais. A fotografia é tão importante para a sociedade que fica quase impossível imaginarmos uma família ou um conglomerado de pessoas que não tenha sido fotografadas. A fotografia é o instrumento que propiciou a todos a busca da própria identidade. Selecionei algumas fotografias que são consideradas por jornalistas, estudiosos do assunto e o público em geral como os registros fotográficos mais famosos que se têm notícia. A ordem em que aparecem é totalmente pessoal, procurarei usar como critério a importância semiótica de cada foto para as artes visuais contemporâneas.



Einstein- é um rosto conhecido em todo o mundo, reproduzido nas mais diversas áreas, sua foto de língua de fora foi feita em 1951. Pode-se dizer que ele foi o primeiro cientista “pop” do meio acadêmico envolvendo-se em questões políticas e sociais, além de prêmio Nobel e vária referências foi eleito pela revista Time como o homem do século XX.



Almoço na construção de um arranha céu- foto feita em março de 1932 pelo fotógrafo Charles C. Ebbets é uma das mais icônicas do século XX. a fotografia mostra trabalhadores almoçando despretensiosamente sem segurança no topo de 69 andares do Rockefeller Center no centro de Nova York. Desde o início a foto teve suspeita de montagem, mas foi comprovada sua autenticidade. Na época os Estados Unidos viviam os primeiros anos da Grande Depressão, o povo americano falido costumava aceitar qualquer emprego, ainda que representasse risco de vida.


Beijo no Hotel De Ville- a foto é considerada um das mais vendidas da história. Em 1950 o fotógrafo Robert Doisneau encontrava-se tomando café em Paris quando captou a imagem de um casal apaixonado se beijando intensamente enquanto caminhava no meio da multidão. Na verdade a foto não foi intencional mas projetada pelo fotógrafo.



Abbey Road- foto famosa da Banda Beatles de 1969, feita pelo fotógrafo escocês Ian Mac Miley. A foto feita em uma faixa de pedestres de uma rua em que os quatro atravessam de forma despretensiosa. A história fez sua parte ninguém imaginava que a banda chegaria ao fim alguns dias depois. O interessante que a faixa de pedestre passou a ser um local de peregrinação para os fãs da banda e que a foto original foi realizada de maneira quase improvisada.


Garota Afegã- foto feita pelo fotógrafo da National Geographic Steve Mac Curry em 1984. Sharbat Gula ficou órfã durante o bombardeio da União Soviética no Afeganistão. Quando a fotografia foi feita ela era uma das estudantes de uma escola informal dentro de um campo de refugiados. A imagem de seu rosto com um lenço vermelho com seus marcantes olhos verdes olhando diretamente para a câmara foi considerada símbolo do conflito e é a foto mais famosa da revista.



Beijo na Times Square- foto de agosto de 1945 feita pelo fotografo Alfred Eisnstaedt, nesse dia os americanos saíram as ruas para comemorar o fim da Segunda Guerra Mundial. A história é conhecida e conta de uma forma simples que um marinheiro norte-americano, assim que soube que a Segunda Guerra Mundial tinha terminado, agarrou-se a uma enfermeira que passava pelo local e beijou-a e assim nasceu uma das fotografias mais íconicas de celebração pós-guerra.



Guerrilheiro Heroico- a foto é considerada uma das mais famosas do século XX e reproduzida a esmo pela cultura “pop”. Em 1960 durante uma cerimônia fúnebre que homenageava vítimas da explosão de um barco em Havana, o fotógrafo cubano Alberto Korda registrou uma imagem de Che em um momento de concentração, parado em pé com o olhar compenetrado. Mais tarde ganharia o nome de Guerrilheiro Heroico e se transformaria em ícone de revolução.



Nenhum comentário:

Postar um comentário